MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Lindbergh diz que Gleisi não conseguiu falar com Motta após ele pautar projeto que derruba IOF

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, não conseguiu falar com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), após o anúncio via X de pautar o

Geovani Bucci (via Agência Estado)

·
Escrito por Geovani Bucci (via Agência Estado)
Publicado em 25.06.2025, 16:19:00 Editado em 25.06.2025, 16:24:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, não conseguiu falar com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), após o anúncio via X de pautar o projeto que derruba o decreto com mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A declaração foi dada em entrevista nesta quarta-feira, 26, à Globonews.

continua após publicidade

O deputado reiterou que o governo federal foi surpreendido pela tomada de decisão de Motta, principalmente após a reunião entre o presidente da Câmara, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ele reiterou que Motta está cometendo um grande erro e que a consequência imediata é um contingenciamento imediato de R$ 12 bilhões, pois a oposição quer "tirar dinheiro" do Planalto.

continua após publicidade

"É uma espécie de estrangulamento do governo do presidente Lula. Eu acho que a gente não pode antecipar a eleição de 2026 para este momento", disse Lindbergh. "Estão querendo passar um recado. Eu acho que estão passando um recado ruim ao Brasil."

Segundo o deputado, os fatores que influenciaram a reviravolta contra o Executivo envolve uma questão do lobby das empresas de setores econômicos.

O petista disse ainda que haverá uma audiência pública sobre emendas parlamentares na próxima sexta-feira, 27, convocada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino.

continua após publicidade

"Se cortar mais R$ 12 bilhões este ano, você corta programa social, e a nossa alternativa é muito razoável: cobrar um pouco dos que ganham mais. (...) Tem que tributar os mais ricos, aquele 0,01% da população brasileira", diz Lindbergh. "Espero que tenha uma reviravolta porque aqui todo mundo vai perder (...) Nós estamos abertos para discutir corte de despesa."

Contato: [email protected]

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Lindbergh diz que Gleisi não conseguiu falar com Motta após ele pautar projeto que derruba IOF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!