Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Lide: Roberto Giannetti pede redução da tensão política nas discussões sobre o tarifaço

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O head de Comércio Exterior do LIDE, Roberto Giannetti, afirmou que envolver questões políticas na discussão sobre tarifas entre Brasil e Estados Unidos é um erro que pode "custar caro" ao comércio bilateral.

Para ele, o debate precisa se apoiar em critérios técnicos e econômicos, com propostas construtivas que evitem retaliações e preservem um "relacionamento construído ao longo de décadas".

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Mais cedo, as medidas restritivas impostas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram decretadas no bojo de um novo inquérito instaurado há exatamente um semana, na esteira do "tarifaço" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a economia brasileira.

A Petição 14129 foi protocolada no STF na última sexta-feira, 11 de julho, exatos dois dias após Trump anunciar a aplicação de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos por considerar que Bolsonaro é alvo de perseguição do STF.

Em carta enviado a Bolsonaro nesta quinta-feira, 17, Trump criticou o Judiciário brasileiro. O presidente americano já havia classificado o julgamento do ex-presidente como "caça às bruxas", que deveria ser cessado imediatamente.

publicidade

Contudo, Giannetti criticou o uso político da questão tarifária e alertou que essa condução tende a agravar ainda mais o cenário. "Envolver a questão política nessa discussão foi um grande erro", afirmou. Segundo ele, a politização do debate enfraquece o diálogo bilateral e pode comprometer interesses estratégicos de ambos os países.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline