Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Latam anuncia voo direto Guarulhos-Punta Cana para reduzir conexões em Lima após nova tarifa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Diante do impacto da tarifa para passageiros em conexão no Peru, a Latam lançará, em julho de 2026, um voo direto entre Guarulhos (São Paulo) e Punta Cana. Com a rota, os passageiros não precisarão mais fazer conexão em Lima para chegar ao destino na República Dominicana, um dos mais procurados do Caribe.

A reorganização da malha ocorre após a implementação da Tarifa Unificada pelo Uso de Aeroporto de Transferência (TUUA). Em vigor desde dezembro de 2025, a taxa de US$ 11,86 incide sobre passageiros em conexão entre voos internacionais no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em nota, a companhia afirma que a nova operação faz parte de um movimento de otimização da malha aérea na região, "permitindo a redistribuição de capacidade para seguir fortalecendo hubs estratégicos em países como Brasil e Colômbia". Nesta semana, a Latam Colômbia anunciou ainda a ampliação da rota Bogotá-Orlando e a transformação da rota Bogotá-Curaçao em operação regular.

Pressão tarifária

A TUUA tem sido alvo de críticas de entidades do setor aéreo. Quando a medida foi anunciada, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) afirmou que a taxa reduz a competitividade do principal aeroporto do Peru e limita seu crescimento. Com a cobrança, a projeção é de expansão anual do tráfego internacional de até 3% até 2041, enquanto, sem a tarifa, o potencial seria de 9%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Esta decisão enfraquece o papel do aeroporto como hub internacional e compromete a competitividade do Peru em relação a outros países da região", disse o vice-presidente regional da Iata para as Américas, Peter Cerdá.

Em evento recente, executivos da associação citaram a TUUA como exemplo de pressão tarifária sobre o setor aéreo latino-americano. O projeto de lei no Brasil que obriga companhias aéreas a oferecer bagagem de mão gratuita também foi mencionado pelo vice-presidente de Assuntos Externos da Iata, Thomas Reynaert.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline