Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Lagarde diz que processo desinflacionário terminou e juros do BCE seguirão dependentes de dados

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta segunda-feira, 6, que o processo desinflacionário terminou na zona do euro, com a inflação próxima da meta de 2% e projetada para permanecer nesse nível nos próximos anos. Em discurso, ela destacou que o Conselho do BCE decidiu manter as taxas de juros inalteradas e reiterou que as futuras decisões "serão baseadas em nossa avaliação das perspectivas de inflação e dos riscos associados".

Segundo Lagarde, a política monetária continuará sendo definida "de forma dependente dos dados e reunião a reunião", considerando também "a dinâmica da inflação subjacente e a força da transmissão da política monetária".

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A dirigente afirmou que, apesar das incertezas globais, a economia da área do euro tem "se mantido bem" nos últimos meses, e que essa resiliência "reflete a força de duas conquistas que às vezes damos como certas: o nosso Mercado Único e a nossa moeda única, o euro".

Lagarde ressaltou ainda que o mercado de trabalho continua sendo uma fonte de força para a economia europeia, apoiando o consumo, mesmo diante do enfraquecimento da demanda por mão de obra.

De acordo com as projeções da instituição, a economia da zona do euro deve crescer 1,2% em 2025, 1% em 2026 e 1,3% em 2027, enquanto a inflação média deve ficar em 2,1% no próximo ano, desacelerando para 1,7% e 1,9% nos dois anos seguintes.

publicidade

Sobre o cenário internacional, a dirigente alertou que "as tensões geopolíticas continuam sendo uma fonte importante de incerteza", o que exige cautela nas próximas decisões do BCE.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline