Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Japão: inflação arrefece em janeiro e fornece mais espaço para o BoJ operar

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Os preços ao consumidor no Japão subiram a um ritmo mais lento no primeiro mês de 2026, dando ao Banco do Japão (BoJ) mais espaço para considerar seu próximo passo, após dados publicados pelo governo nesta sexta-feira (20). A inflação ao consumidor, excluindo os preços voláteis de alimentos, subiu 2,0% em janeiro em relação ao ano anterior, em comparação com o aumento de 2,4% em dezembro.

O resultado ocorre enquanto o momento do próximo aumento da taxa de juros do BC japonês permanece em foco. Embora um iene fraco ameace aumentar o custo das importações, as pressões inflacionárias estão mostrando sinais de arrefecimento, à medida que os custos de energia caem e os aumentos nos preços dos alimentos moderam. A próxima reunião do banco está agendada para 18 e 19 de março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O plano da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, de suspender o imposto sobre vendas nacional de alimentos e bebidas por dois anos pode complicar ainda mais as perspectivas de inflação, justamente quando o BoJ está tentando criar um crescimento impulsionado pela demanda e aumentar cuidadosamente as taxas de juros.

Embora o corte de impostos inicialmente reduza os preços, ele também pode aumentar o consumo dos consumidores e sobreaquecer a economia, eventualmente alimentando a pressão inflacionária. Fonte: Dow Jones Newswires.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline