Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Indonésia habilita 14 frigoríficos do Brasil para exportação de carne bovina

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Indonésia habilitou mais 14 frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina. A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura. Ao todo, com as novas habilitações, 52 frigoríficos estão aptos a exportar a proteína vermelha ao país asiático. O governo brasileiro foi notificado na quinta-feira, 29, da autorização às indústrias nacionais.

Os frigoríficos habilitados à exportação foram: Frigol, de São Félix do Xingu (PA, SIF 4151); Pantanal, de Várzea Grande (MT, SIF 585); Cooperfrigu, de Gurupi (TO, SIF 93); Primafods, de Araguari (MG, SIF 177); Mercúrio, de Castanhal (PA, SIF 4554); Zanchetta, de Bauru (SP, SIF 1758); JBS, de Andradina (SP, SIF 385); JBS, de Anastácio (MS, SIF 615); JBS de Campo Grande (MS, SIF 1662); JBS, de Naviraí (MS, SIF 3181); Frisacre, de Rio Branco (AC, SIF 3297); Minerva, de Barretos (SP, SIF 421); Fribal, de Imperatriz (MA, SIF 2431); e Distriboi, de Ji-Paraná ( RO, SIF 4695). Essas unidades foram auditadas por uma missão da Indonésia ao País em dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A indústria brasileira esperava a habilitação das plantas, após a missão em dezembro. "As novas habilitações para a Indonésia representam um avanço importante em um ano desafiador, fortalecem a estratégia de diversificação de mercados e ampliam as oportunidades para a carne bovina brasileira em um mercado de grande potencial. O resultado reflete o empenho do Ministério da Agricultura na abertura e na consolidação de novos mercados", disse o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Perosa, em nota ao Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A Indonésia é uma das apostas dos exportadores brasileiros para redirecionar parte do volume de carne que deixará de ser exportado à China, em virtude da salvaguarda imposta. O mercado foi aberto para a proteína nacional em 2019 e em agosto de 2025 ampliado para carne bovina com osso, miúdos bovinos, produtos cárneos e preparados de carne do Brasil.

Após autorizar a importação de carne com osso, registrou em novembro de 2025 o maior volume mensal de sua história, com 14 mil toneladas, e pode adicionar entre 50 mil e 60 mil toneladas em 2026, segundo estimativas do setor. Em 2025, o Brasil exportou 42,931 mil toneladas de carne bovina à Indonésia, com geração de receita de US$ 153,855 milhões, segundo dados do Agrostat - sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline