Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

IGP-DI de dezembro sobe 0,10% e fecha 2025 com queda de 1,20%, afirma FGV

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou alta de 0,10% em dezembro, após uma elevação de 0,01% em novembro, divulgou nesta quinta-feira, 8, a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O resultado do indicador ficou dentro do intervalo das previsões do mercado financeiro, que estimavam desde uma queda de 0,10% a alta de 0,20%, com mediana positiva de 0,02%, de acordo com as instituições ouvidas pelo Projeções Broadcast.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Com o resultado, o IGP-DI acumulou um recuo de 1,20% no ano de 2025. As previsões iam de redução de 1,40% a 0,01%, com mediana negativa de 1,25%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) avançou 0,03% em dezembro, ante recuo de 0,11% em novembro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) subiu 0,28% em dezembro, ante alta também de 0,28% em novembro. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) desacelerou para 0,21% em dezembro, após aumento de 0,27% em novembro.

O período de coleta de preços para o índice de dezembro foi do dia 1º ao dia 31 do mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Núcleo do IPC-DI

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna (IPC-DI) subiu 0,33% em dezembro, após elevação de 0,31% em novembro. O núcleo do IPC-DI é usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preços no varejo. Ainda de acordo com a FGV, o núcleo acumulou uma elevação de 4,38% no ano de 2025.

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline