Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

iFood compra startup que usa IA para criar e distribuir anúncios digitais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O iFood anunciou a aquisição da Advolve, startup brasileira especializada em inteligência artificial aplicada ao marketing. Com a compra, a empresa de delivery reforça a sua frente de anúncios. O valor do negócio não foi informado.

A adquirida é especializada em gerar, analisar, refazer e redistribuir peças de marketing digital. Mesmo com a compra de 100% da operação, a marca seguirá de forma independente.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os fundadores João Sobreira, João Paulo Martins e Djary Veiga e todos os funcionários da Advolve continuam na empresa.

O iFood costuma seguir uma estratégia até chegar a uma aquisição, conta Thiago Viana, sócio e diretor de inovação e parcerias da companhia. "A gente testa dentro de casa, aprende e acha caminhos. Até o momento que, para acelerar esta nova frente, a gente tende a buscar parceiros estratégicos."

No caso da Advolve, um ingrediente a mais foi adicionado: a startup já havia sido validada pelo braço de venture capital da Prosus, a dona do iFood. O investimento de US$ 5 milhões foi em fevereiro, em uma rodada em que entrou com fatia minoritária.

publicidade

Posição estratégica

O iFood defende que tem uma vantagem competitiva para vender anúncios, pois é uma empresa sem estoque próprio. "Somos agnósticos em relação ao parceiro", diz Viana. Isto significa que indústrias como alimentos, bebidas e saúde podem anunciar lá sem privilegiar um determinado varejista.

Dentro do ecossistema do iFood, a Advolve terá acesso a mais dados de comportamento de usuários - o que vai contribuir ainda mais para a personalização dos anúncios, aponta o sócio da startup, João Sobreira.

publicidade

A área de "ads" foi criada em 2021 no iFood. A empresa defende que oferece espaço publicitário com exposição a 60 milhões de usuários "em momentos de alta intenção de compra". Mais de 230 empresas já anunciaram no iFood Ads nas áreas de restaurantes, supermercados, farmácias e pet shops, aponta Sam James, vice-presidente da vertical.

A Advolve foi criada no fim de 2023. O iFood foi um dos primeiros clientes e logo se tornou o principal. A startup possui uma arquitetura de IA que executa testes simultâneos de campanhas de marketing digital e aloca os investimentos de acordo com a performances apresentadas. A ferramenta cria e ajusta automaticamente elementos criativos, como textos, imagens e vídeos para as diferentes peças e canais de anúncio.

O avanço do iFood em inteligência artificial foi reforçado recentemente com o desenvolvimento de um modelo próprio, capaz de cruzar dados com mais precisão e detalhamento dentro das diversas frentes de atuação da plataforma. A iniciativa é central dentro do modelo de crescimento do grupo, que estima uma contribuição de 30% da inteligência artificial no lucro operacional (Ebtida).

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline