Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Ibovespa sobe 1,46%, aos 160.455 pontos; melhor nível desde 15/12

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Ibovespa encerrou o pregão desta terça-feira, 23, sustentando o patamar dos 160 mil pontos, em um dia de baixa liquidez antes do feriado de Natal, marcado por correção de ativos domésticos e aumento do apetite ao risco. O movimento ocorreu mesmo com a perda de fôlego das ações da Petrobras e da Vale, refletindo uma alta mais disseminada do mercado. O índice avançou 1,46%, aos 160.455,83 pontos, na máxima do dia e no melhor nível desde o último dia 15 (162.481,74 pontos).

Segundo Bruno Perri, economista-chefe e sócio-fundador da Forum Investimentos, o desempenho da Bolsa refletiu uma correção do "excesso de pessimismo" observado nos últimos dias, sobretudo em torno das variáveis eleitorais. Na avaliação dele, o cancelamento da entrevista do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Metrópoles foi interpretado como um sinal de incerteza em relação à consolidação da candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026, o que contribuiu para melhorar o humor do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O otimismo do pregão passou praticamente intacto pela divulgação do IPCA-15, que veio em linha com as estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast, apesar da aceleração frente a novembro. Conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o indicador subiu 0,25% em dezembro, reforçando a leitura de que um eventual ciclo de afrouxamento monetário deve começar apenas a partir de março.

No cenário externo, as bolsas de Nova York operaram em alta, porém em magnitude inferior à observada no mercado brasileiro, em um dia de liquidez reduzida. Já no mercado local, a sustentação do Ibovespa ocorreu apesar da queda das ações da Petrobras, impactadas pela nova carteira teórica do índice, e do movimento de realização da Vale após os ganhos recentes.

Para Fábio Lemos, sócio da Fatorial Investimentos, o avanço do Ibovespa esteve ligado principalmente ao fluxo e rotação de portfólio, com recomposição de posições após perdas recentes. Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença, acrescenta que o alívio político e a correção técnica em setores que haviam sofrido nos pregões anteriores ajudaram a sustentar a alta, mesmo com giro financeiro mais fraco, típico de véspera de feriado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline