Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

IBGE: Brasil tem 5,1 milhões de subocupados por falta de horas

O Brasil alcançou recorde de trabalhadores ocupados, com 496 mil novas vagas no setor privado e 93 mil no público, segundo a Pnad Contínua

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

IBGE: Brasil tem 5,1 milhões de subocupados por falta de horas
AutorFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O País registrou contingente recorde de trabalhadores ocupados tanto no setor privado quanto no setor público no trimestre terminado em novembro, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O trimestre encerrado em novembro mostrou uma abertura de 496 mil vagas com carteira assinada no setor privado. Na comparação com o mesmo trimestre de 2023, 1,412 milhão de vagas com carteira foram criadas no setor privado.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS:Jovem é preso ao tampar placa "para não tomar multa" em Apucarana

O total de pessoas com carteira assinada no setor privado subiu a 39,139 milhões de trabalhadores no trimestre até outubro, um recorde na série histórica iniciada em 2012. Já o contingente de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado ficou em 14,404 milhões de pessoas. O resultado significa 165 mil de vagas a mais nessa condição do que no trimestre anterior. Em relação ao trimestre até novembro de 2023, foram criadas 959 mil vagas sem carteira no setor privado.

O trabalho por conta própria aumentou em 467 mil pessoas em um trimestre, para um total de 25,861 milhões de trabalhadores. O resultado representa 306 mil pessoas a mais trabalhando nesta condição na comparação com o mesmo período do ano anterior.

publicidade

O número de empregadores aumentou em 57 mil em um trimestre, para 4,350 milhões de pessoas. Em relação a novembro de 2023, o total de empregadores teve um aumento de 139 mil pessoas.

O País teve uma alta de 185 mil pessoas no trabalho doméstico em um trimestre, para um total de 5,997 milhões de pessoas. O resultado representa aumento de 58 mil trabalhadores ante o mesmo trimestre do ano anterior.

O setor público teve 93 mil pessoas a mais no trimestre terminado em novembro ante o trimestre encerrado em agosto, para um recorde de 12,847 milhões de ocupados. Na comparação com o trimestre até novembro de 2023, foram abertas 685 mil vagas no setor público.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline