Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

IBGE: avanço na indústria em outubro foi puxado por extração de petróleo, minério e gás natural

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A alta de 0,1% na produção industrial nacional em outubro ante setembro foi puxada pela expansão de 3,6% nas indústrias extrativas. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O avanço foi impulsionado pelo crescimento na extração de petróleo, minério de ferro e gás natural, apontou André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na passagem de setembro para outubro, houve aumentos em 12 dos 25 ramos industriais pesquisados.

Houve influência positiva relevante também de produtos alimentícios (0,9%), veículos (2,0%), produtos químicos (1,3%), equipamentos de informática (4,1%) e artigos do vestuário e acessórios (3,8%).

Na direção oposta, entre as 13 atividades com perdas, os principais impactos negativos foram de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,9%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-10,8%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comparação com outubro de 2024

Segundo a pesquisa do IBGE, o recuo de 0,5% na indústria brasileira em outubro de 2025 ante outubro de 2024 foi puxado, sobretudo, pelas perdas em coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-10,7%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-8,4%).

Em outubro de 2025 ante igual mês de 2024, houve recuo na produção de 15 dos 25 ramos investigados. Houve contribuições negativas relevantes também de farmacêuticos (-9,3%), produtos de metal (-5,9%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-6,3%), impressão e reprodução de gravações (-18,7%), produtos de madeira (-10,7%), produtos químicos (-1,0%) e artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-4,3%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Vale citar que outubro de 2025 (23 dias) teve o mesmo número de dias úteis que igual mês do ano anterior", lembrou o IBGE.

Na direção oposta, entre as nove atividades com expansão, as maiores influências positivas partiram de indústrias extrativas (10,1%) e de produtos alimentícios (5,3%).

Outros impactos significativos foram registrados em manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (10,1%), outros equipamentos de transporte (8,3%), máquinas e equipamentos (2,7%) e produtos têxteis (5,9%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Difusão

O índice de difusão, que mostra a proporção de produtos com avanço na produção em relação ao mesmo mês do ano anterior, passou de 52,7% em setembro para 44,1% em outubro.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline