Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Huawei mira rivalidade com Nvidia e planeja novos chips de IA nos próximos 3 anos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Huawei Technologies planeja lançar mais chips de inteligência artificial (IA) nos próximos três anos, em uma rara demonstração de ambição de competir com a Nvidia na China. O primeiro será a nova geração da linha Ascend, vista como rival das soluções da norte-americana, que enfrenta restrições no país.

Nesta quinta-feira, a companhia anunciou duas variantes da série Ascend 950, voltadas para diferentes cargas de trabalho de IA, com memória de alta largura de banda própria e suporte a um formato de computação popular entre desenvolvedores chineses. "Poder de computação é, e continuará a ser, essencial para a IA. Isso é especialmente verdadeiro na China", disse o vice-presidente da Huawei, Eric Xu, em Xangai.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O primeiro chip será lançado no início de 2026 e outro no fim do ano, seguidos por versões aprimoradas em 2027 e 2028. "Seguiremos um ciclo anual de lançamentos e dobraremos a capacidade de computação a cada versão", afirmou Xu.

A Huawei também apresentou tecnologia capaz de agrupar milhares de chips, solução para gargalos na infraestrutura de IA. Seus chips Atlas 950 e 960 conectam até 15.488 chips Ascend e podem formar clusters com até 1 milhão de unidades. Segundo Xu, o sistema baseado no Atlas 950, previsto para 2026, superará o modelo que a Nvidia planeja lançar em 2027.

Na "lista de proibições" dos EUA desde 2019, a Huawei tornou-se peça-chave na estratégia de autossuficiência chinesa em semicondutores, mesmo ainda atrás da Nvidia em desempenho. Fonte: Dow Jones Newswires

publicidade

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline