MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Haddad diz acreditar que no ano que vem inflação já esteja dentro da banda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avalia que em 2026 a inflação já deve estar dentro da banda da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), enfatizando que a inflação deve continuar caindo "consistentemente". "Acredito que inflação v

Caroline Aragaki, Giordanna Neves e Gustavo Nicoletta (via Agência Estado)

·
Escrito por Caroline Aragaki, Giordanna Neves e Gustavo Nicoletta (via Agência Estado)
Publicado em 08.07.2025, 12:22:00 Editado em 08.07.2025, 12:31:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avalia que em 2026 a inflação já deve estar dentro da banda da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), enfatizando que a inflação deve continuar caindo "consistentemente".

continua após publicidade

"Acredito que inflação vai estar mais perto de 5%, ou até um pouco abaixo", disse, em entrevista ao portal Metrópoles. A banda de tolerância da meta de inflação está entre 1,5% e 4,5%, sendo que o centro da meta é 3%.

Quando questionado sobre estimativa de quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) irá iniciar o ciclo de flexibilização monetária, Haddad mencionou que cabe ao BC verificar a velocidade da queda da inflação, mas também tem questões externas que impactam a decisão.

continua após publicidade

O titular da Fazenda afirmou ainda que a elevação na taxa Selic feita neste ano já havia sido contratada na ata do BC de 2025. Neste sentido, "ainda é cedo para avaliar atual gestão do BC à luz dos acontecimentos do fim do ano", avalia.

O ministro também disse que "ninguém está fazendo política fiscal mais do que nós", citando que o Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que o terceiro maior esforço fiscal do mundo foi feito pelo Brasil em 2025. "Nós tivemos melhor resultado fiscal ano passado, isso dito pelo FMI. FMI não tem nenhuma simpatia pelo governo, e está dizendo o seguinte: o terceiro maior esforço fiscal do mundo ano passado foi feito pelo Brasil."

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Haddad diz acreditar que no ano que vem inflação já esteja dentro da banda"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!