Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Haddad: dívida pública já é auditada todos os dias; esse trabalho é feito por vários órgãos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a dívida pública é auditada todos os dias. "Tem órgãos de controle, como Banco Central, TCU, Tesouro Nacional, tudo isso é acompanhando por uma equipe técnica de carreira. Esse trabalho é feito diariamente", disse Haddad durante entrevista ao podcast 3 irmãos.

Questionado também sobre a independência do Banco Central, o ministro esclareceu que "O Banco Central no Brasil é independente há muito tempo, antes mesmo da lei da autonomia ser aprovada. Desde o Plano Real, o Banco Central ganhou uma autonomia muito grande para proteger a moeda", explicou.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Haddad afirmou ainda que sua conversa com o atual presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, é muito franca. "Eu ligo e falo o que penso. O presidente do Banco Central tem que ouvir todo mundo, ouvir os economistas, os presidentes de bancos, a Fazenda", disse Haddad, deixando claro que mesmo assim, a decisão final sobre a política monetária será sempre do Banco Central.

Sobre a taxa de juros atual, Haddad reafirmou que a Selic está muito alta e que isso atrapalha na rolagem de dívida junto aos bancos, mas que o Brasil vem crescendo mesmo com o patamar atual da taxa de juros. "Há uma conversa entre os economistas sobre o patamar adequado da taxa de juros. É um debate técnico normal, cada um está em sua cadeira e vendo seu cenário", disse, lembrando que há críticas do governo sobre o comando do BC, como há críticas do BC sobre o comando do governo. "O Galípolo quando critica a Fazenda é sempre educado em suas colocações", afirmou.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline