Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Há grande probabilidade de Trump anunciar novo presidente do Fed antes do Natal, diz secretário

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou, em entrevista para a CNBC nesta terça-feira, 25, que o presidente norte-americano, Donald Trump, pode anunciar o novo presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central do país) - que sucederá Jerome Powell -, antes do Natal deste ano. Segundo ele, há cinco fortes candidatos para o cargo, e a última entrevista do segundo turno acontecerá nesta terça.

Bessent defendeu que é hora de o BC norte-americano passar a ter um "papel secundário", sendo responsável apenas por estabelecer a política monetária do país e trabalhar pelos americanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em relação ao atual nível dos juros, o secretário avaliou que os diretores do Fed parecem estar inclinados a reduzir as taxas de juros na reunião de dezembro e reiterou que o shutdown reduziu o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 1,5%, representando um impacto de pelo menos US$ 11 bilhões.

China

O secretário disse que os EUA e a China "sempre serão rivais", o que, na avaliação dele, "é natural". No entanto, o representante americano afirmou que os dois países concordaram em trabalhar juntos pela paz em meio à guerra na Ucrânia e que podem trabalhar juntos em outras questões, sem fornecer maiores detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O presidente dos EUA, Donald Trump, que realizou a ligação para o presidente chinês, Xi Jinping, 30 dias após o encontro na Coreia do Sul", mencionou. "A relação com a China está em um bom lugar, mas a posição dos EUA sobre Taiwan não mudou", acrescentou.

Segundo Bessent, os chineses estão "dentro do cronograma" para as compras de soja. Ainda sobre a relação entre as duas principais potências econômicas, ele afirmou que podem ocorrer quatro reuniões entre Trump e Xi no próximo ano e que o republicano pode comparecer à Cúpula da Apec em Shenzhen em novembro de 2026.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline