MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo vai tomar todas as medidas para enfrentar crise diplomática com EUA, diz José Guimarães

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse na tribuna do plenário que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não vacilará" em tomar medidas para responder à nova tarifa dos Estados Unidos aos produtos importados

Victor Ohana (via Agência Estado)

·
Escrito por Victor Ohana (via Agência Estado)
Publicado em 10.07.2025, 07:52:00 Editado em 10.07.2025, 07:57:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse na tribuna do plenário que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não vacilará" em tomar medidas para responder à nova tarifa dos Estados Unidos aos produtos importados do Brasil.

continua após publicidade

As declarações ocorreram nesta quarta-feira, 9, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a tarifa de 50% sobre produtos do Brasil a partir de 1º de agosto.

"Evidentemente que o governo brasileiro vai tomar todas as medidas para enfrentar a crise diplomática que o governo americano quer impor ao mundo e quer impor ao Brasil", afirmou.

continua após publicidade

Na sequência, Guimarães lembrou a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei da Reciprocidade Econômica, publicada no Diário Oficial da União, que dá ao Poder Executivo a autorização para retaliar medidas unilaterais de outros países contra o Brasil.

"O governo brasileiro vai tomar todas as medidas, não vai aceitar essa decisão do governo americano, porque ela fere a soberania do Brasil, fere os acordos internacionais e fere sobretudo a democracia brasileira", declarou o líder do governo.

O deputado também sugeriu que o governo americano quer interferir no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Segundo ele, o Brasil "tem que reagir à altura, e o Congresso não pode aceitar essa ameaça americana".

continua após publicidade

"Quer o governo americano interferir politicamente no Brasil? Quer o governo americano interferir no julgamento que está acontecendo no Supremo Tribunal Federal contra aqueles que articularam e fizeram a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro? Se o governo americano quer isso, o governo brasileiro não vai aceitar", disse.

J

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Governo vai tomar todas as medidas para enfrentar crise diplomática com EUA, diz José Guimarães"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!