MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Governo recua e aumenta prazo para concessão do auxílio-doença via Atestmed

O governo Lula recuou em um dos trechos da medida provisória (MP) 1.303/2025, que prevê medidas de aumento de receita alternativas à elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Como mostrado pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real d

Flávia Said (via Agência Estado)

·
Escrito por Flávia Said (via Agência Estado)
Publicado em 24.06.2025, 18:03:00 Editado em 24.06.2025, 18:48:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo Lula recuou em um dos trechos da medida provisória (MP) 1.303/2025, que prevê medidas de aumento de receita alternativas à elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

continua após publicidade

Como mostrado pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a MP também introduz ajustes nas despesas públicas, incluindo mudança nas regras do Atestmed (serviço digital do INSS para solicitação de benefícios por incapacidade temporária). Um dos artigos da MP fixava o limite máximo de 30 dias para o auxílio doença, quando o benefício for concedido sem exame médico pericial.

"Tal aperfeiçoamento vai no sentido de equilibrar a relação entre celeridade e zelo na concessão do auxílio doença, priorizando o acesso a quem realmente precisa", justificava o texto da MP.

continua após publicidade

Antes da edição dessa medida provisória, o prazo máximo do auxílio-doença concedido pelo Atestmed era de 180 dias, consecutivos ou não.

Portaria assinada pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., na semana passada, ampliou esse prazo para 60 dias. Essa autorização ocorrerá em caráter excepcional e transitório, por 120 dias, que coincide com o prazo de vigência da MP.

A limitação no prazo do auxílio-doença deveria gerar economia de R$ 1,2 bilhão em 2024 e R$ 2,6 bilhões em 2025. Com a ampliação do prazo, o governo ainda não divulgou a nova estimativa de impacto.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Governo recua e aumenta prazo para concessão do auxílio-doença via Atestmed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!