Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento do Porto de Itajaí

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, aprovou a versão final dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para o arrendamento definitivo do Porto de Itajaí (SC). Os documentos foram encaminhados na última sexta-feira, 26, à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que fará a elaboração das minutas de edital e de contrato.

A meta do MPor é obter o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) até abril de 2026. Com isso, o ministério prevê a realização do leilão ainda no primeiro semestre de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O projeto prevê R$ 2,8 bilhões em investimentos. Do montante total, R$ 920 milhões deverão ser executados já nos primeiros três anos de contrato. Esse aporte inicial tem como foco a modernização de equipamentos e melhorias na infraestrutura para receber e manobrar os navios.

"Nosso foco sempre foi garantir que o Porto de Itajaí tenha um horizonte seguro para crescer. Agora, com a concessão definitiva, vamos oferecer a previsibilidade que o setor produtivo espera", afirma o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

A modelagem estipula a construção de um novo terminal de contêineres, com capacidade estática de 37.152 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Determina ainda uma ampliação de 90% nas áreas de pátio para resolver um dos principais gargalos operacionais do porto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No despacho enviado à agência reguladora, a Secretaria Nacional de Portos solicita a dispensa de uma nova fase de audiência pública. A justificativa técnica é que a modelagem atual já incorpora as contribuições recebidas pela sociedade e pelo mercado na audiência anterior.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline