Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Governo estabelece que 2ª fase do CNPU deverá ter mesmo número de homens e mulheres

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá um dispositivo que exige a aprovação do mesmo número de homens e mulheres para a segunda fase de provas. A medida foi anunciada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que explicou que a dinâmica não afetará o número de homens classificados.

Mantidos os critérios para avançar de fase, caso o porcentual de homens seja superior a 50%, mais mulheres serão convocadas até atingir a paridade. Em um exemplo com 20 vagas, seriam convocadas 180 pessoas para a segunda fase (nove vezes o número de vagas), sendo 117 pela ampla concorrência (65%) e 63 pelas cotas (35%). Se entre os 117 da ampla concorrência houver 65 homens e 52 mulheres, outras 13 mulheres serão chamadas.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Essa regra será aplicada a todas as cotas, cargos e especialidades. A nota final será composta pela soma das notas da prova objetiva, discursiva e de títulos (quando houver), aplicada igualmente a todas as candidatas e candidatos.

A ministra Esther Dweck disse que a política observa o resultado da primeira etapa do concurso. Ainda, reflexões sobre desigualdades de condições das mulheres, como a demanda por jornadas duplas entre trabalho e cuidados do lar. "E também o tipo de prova. Na discursiva (segunda fase), testa-se muito mais toda a bagagem do candidato", afirmou.

CNPU 2

publicidade

A segunda edição do CPNU vai ofertar 3.652 vagas, entre imediatas e de curto prazo. Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos, com a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com definição de lista de preferência.

A prova objetiva está marcada para o dia 5 de outubro. Já a discursiva será em 7 de dezembro. A divulgação dos resultados está prevista para fevereiro do ano que vem.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline