Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Governo de SP formaliza contrato da PPP do túnel Santos-Guarujá com o grupo Mota-Engil

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o grupo português Mota-Engil assinaram, nesta quarta-feira, 28, o contrato da Parceria Público-Privada (PPP) do Túnel Santos-Guarujá. Com previsão de quase R$ 7 bilhões em investimentos, o projeto centenário foi leiloado em setembro de 2025.

O cronograma prevê a conclusão das obras e o início da operação do primeiro túnel submerso do País em 2031. Os próximos passos após a assinatura incluem a definição da área destinada à doca de fabricação dos módulos de concreto. O início da produção está previsto para 2027, com a montagem da estrutura imersa até 2030.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Em 2031, o primeiro túnel imerso do Brasil estará pronto e será a principal conexão entre 2 milhões de pessoas, novas oportunidades e o futuro da Baixada Santista", disse o governador de São Paulo, por meio de nota.

A construção será feita por meio de módulos de concreto pré-moldados instalados no leito do canal portuário, como já realizado antes na Europa e na Ásia. Só depois os módulos serão afundados, encaixados e cobertos por uma camada de pedras.

O projeto prevê a construção de um túnel de 870 metros sob o canal portuário, com três faixas por sentido, passagem para pedestres e ciclistas e galeria de serviços. O contrato, com prazo de 30 anos, inclui também as etapas de operação e manutenção da infraestrutura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa é que o tempo de travessia entre Santos e Guarujá caia para até cinco minutos após a construção do túnel, Atualmente, a ligação rodoviária entre as duas cidades tem 40 quilômetros de extensão, com tempo de viagem em torno de uma hora.

Mota-Engil

A Mota-Engil arrematou a PPP do túnel após desbancar a espanhola Acciona em leilão na B3 em setembro do ano passado. A China Communications Construction Company (CCCC) detém uma fatia de cerca de 32% da companhia portuguesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante da particularidade técnica, esse é considerado um dos empreendimentos mais complexos de infraestrutura desde a Ponte Rio-Niterói, finalizada na década de 1970. A Mota-Engil e a CCCC possuem experiências em obras de infraestrutura de grande porte ao redor do mundo.

No entanto, durante duas décadas de atuação, a portuguesa esteve envolvida em investigações por corrupção, como acusações no Malauí de que foram pagas propinas ao ex-presidente entre 2010 e 2011.

Em seu país-sede, enfrentou processos fiscais que resultaram em pagamento de cerca de 6,1 milhões de euros para evitar acusações de fraude. Também foi alvo de investigações em Peru e Argentina, relacionadas a possíveis contratos ilícitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline