Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Google pagará multa de US$ 36 mi por acordos anticompetitivos com operadoras na Austrália

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Google concordou em pagar uma multa de 55 milhões de dólares australianos (US$ 36 milhões) por assinar acordos anticompetitivos com as duas maiores operadoras de telecomunicações da Austrália, a Telstra e a Optus, que proibiam a instalação de motores de busca concorrentes em alguns smartphones.

Sob os acordos anticompetitivos, que estiveram em vigor por 15 meses até março de 2021, as empresas pré-instalaram apenas o Google Search em telefones Android vendidos aos clientes.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Outros motores de busca foram excluídos. Em troca, as operadoras receberam uma parte da receita de publicidade gerada pelo Google a partir desses clientes.

A Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) mencionou em comunicado que iniciou processos no Tribunal Federal da Austrália - responsável por decidir se a multa é apropriada - contra a divisão Google Asia Pacific, com sede em Cingapura. O Google aceitou que os acordos provavelmente teriam o efeito de "reduzir substancialmente a concorrência", disse a comissão.

A presidente da ACCC, Gina-Cass Gottlieb, afirmou: "Condutas que restringem a concorrência são ilegais na Austrália porque geralmente significam menos escolha, custos mais altos ou pior serviço para os consumidores."

publicidade

O Google se posicionou em um comunicado: "Estamos satisfeitos por resolver as preocupações da ACCC, que envolviam disposições que não estão em nossos acordos comerciais há algum tempo." Fonte: Associated Press.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline