Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Geração Z é a que mais usa IA para fazer compras no Brasil, aponta pesquisa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Pesquisa da Nexus aponta que a geração Z (18 a 30 anos) é a fatia da população que mais usa a inteligência artificial para fazer compras no Brasil. Além disso, destaca-se a população do Sudeste e com maior grau de escolaridade. Ainda assim, 61% dos brasileiros disseram que nunca utilizaram essa tecnologia para comprar algum produto.

Segundo a pesquisa, 37% dos brasileiros já realizaram, ao menos, uma compra influenciada por ferramentas de inteligência artificial, como ChatGPT, Gemini, Grok ou Meta AI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O consumo de IA nas compras não é homogêneo. Enquanto 46% da geração Z usam a ferramenta, 78% das pessoas com mais de 60 anos nunca utilizou a IA. As resistências à IA são maiores no Nordeste e na população com menor escolaridade.

A Nexus entrevistou 2.012 brasileiros com 18 anos ou mais, nas 27 Unidades da Federação, entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%.

Sobre influenciadores digitais feitos por IA, 73% dos brasileiros dizem que já ouviram falar disso, mas só 6% afirmam confiar nesses perfis. São 36% que confiam nos influenciadores humanos e 39% que não confiam em nenhum dos dois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No universo das pessoas que conhecem a iniciativa, 42% declararam ter sido influenciados por eles para fazer alguma compra.

Além das compras, os brasileiros suam IA para buscar por informações gerais (48%), para estudar ou aprender algo novo (45%), criar conteúdos (41%) ou para lazer e entretenimento (39%).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline