Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Galípolo: Mecanismos de transmissão da política monetária podem não ter mesma fluidez no Brasil

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, repetiu há pouco que os mecanismos de transmissão da política monetária talvez não tenham a mesma fluidez no Brasil em relação a outros países. A consideração foi feita durante audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, onde voltou a enfatizar a importância de o País conseguir ter uma normalização da política monetária.

"O tema do nível da taxa de juros no Brasil não é um tema de hoje, já é um tema discutido há algumas décadas", lembrou, salientando que, a partir do Plano Real, o tema que mais se discute no País é sobre o que leva o juro ser elevado. "A partir da nova moeda, o tema principal de inflação é o que no Brasil exibe, historicamente, taxas de juros relativamente mais elevadas quando comparadas com os seus pares", disse.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Galípolo voltou a enfatizar uma dicotomia que existe no Brasil, como sustentar taxas de juros reais de 10%, e ainda assim a economia apresentar menor nível de desemprego da sua série histórica e maior nível de renda nas famílias também da série histórica.

"Isso costuma provocar uma certa dissonância quando você conversa com economistas fora do Brasil e com outros banqueiros centrais para tentar entender o que tem ali", relatou. "Isso sugere que, talvez, os mecanismos de transição da política monetária não funcionem com a mesma fluidez aqui no Brasil do que funcionam em outros países."

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline