Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Galípolo: entender prêmio cobrado de Tesouro é tema para debate sobre dívida

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira, 18, que entender o prêmio cobrado do Tesouro é um tema importante para o debate sobre a dívida pública. E disse, que diferente de outros países, o Brasil tem uma particularidade, já que quase metade da dívida pública, aqui, é associada à Selic, a taxa básica de juros.

Em outros países, observou, o comum é que a maior parte da dívida pública esteja associada às taxas de juros mais longas e às taxas de juros extraídas dos leilões de títulos soberanos, e não à taxa de juros de curto prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O banqueiro central frisou que o Tesouro faz um bom trabalho, e pontuou que se o Tesouro preferiu linkar a dívida à Selic, é porque, provavelmente, essa era a taxa mais barata que tinha para se financiar, e não a de longo prazo. "A Selic pode estar alta agora, pode estar alta há algumas décadas no Brasil, mas quando você vê esse resultado, está dizendo o seguinte: o que se decidiu fazer foi financiar linkando a Selic, porque a outra alternativa era ainda mais cara", disse.

Galípolo acrescentou que o Ministério da Fazenda tem discutido a questão do porquê de o Brasil sustentar taxas historicamente mais altas de juros do que seus pares, e ainda assim ter um comportamento na economia um pouco dissonante do que se esperaria em um nível desse.

Afirmou que esta também é uma discussão das mais relevantes. "A taxa de juros que o mercado cobra para o Tesouro se financiar é ainda mais alta ao longo da história do que é colocado ali. Eu acho que é um tema muito importante: entender por que é que tem um prêmio desse tamanho cobrado", concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline