Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

França: exportações de vinhos e destilados aos EUA caem 21% em 2025 com tarifas e câmbio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As exportações da França de vinhos e destilados atingiram 14,3 bilhões de euros em 2025, o que representa um declínio de 8% em comparação com 2024, acompanhado por uma queda de 3% nos volumes, diante do mercado abalado por tensões econômicas e geopolíticas, afirmou a Fédération des Exportateurs de Vins et Spiritueux (FEVS), o órgão responsável para o assunto, em comunicado nesta terça-feira, 10.

Apenas para os EUA, as exportações recuaram 21%, ou 3 bilhões de euros, por conta da introdução de tarifas alfandegárias e condições cambiais adversas. Os volumes caíram abaixo do limite de 30 milhões de caixas (-9%), refletindo o armazenamento preventivo no final de 2024 e a incerteza econômica que afeta o comportamento do consumidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os embarques diretos para a China, por sua vez, registraram 767 milhões em exportações, o que é uma redução de 20%, por conta da economia sob pressão. As informações mencionam que as taxas antidumping "penalizaram severamente" as exportações de conhaque, armanhaque e outras bebidas francesas à base de vinho.

"Em 2025, nossas exportações diminuíram tanto em volume quanto em valor. No entanto, vinhos e destilados continuam sendo o terceiro maior superávit comercial da França", observou o presidente da FEVS, Gabriel Picard. "Tensões geopolíticas, disputas comerciais, flutuações cambiais, bem como a queda na confiança do consumidor, afetaram nossas exportações", acrescentou.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline