MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FMI/Georgieva: G20 precisa enfrentar cenário "excepcionalmente incerto"

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou hoje representantes do G20 - grupo dos países mais ricos do mundo - que é preciso enfrentar o cenário "excepcionalmente incerto" para a economia mundial. "O cenário e

Altamiro Silva Junior (via Agência Estado)

·
Escrito por Altamiro Silva Junior (via Agência Estado)
Publicado em 16.07.2022, 10:30:00 Editado em 16.07.2022, 10:35:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou hoje representantes do G20 - grupo dos países mais ricos do mundo - que é preciso enfrentar o cenário "excepcionalmente incerto" para a economia mundial. "O cenário escureceu de forma significativa e a incerteza está excepcionalmente alta", disse em Bali, na Indonésia, onde participa de encontro com ministros das finanças do grupo.

continua após publicidade

"Eu gostaria que o cenário para a economia global fosse tão brilhante como o céu de Bali, mas infelizmente não é", afirmou a dirigentes. Riscos de piora adicional do cenário, que o FMI já tinha feito um alerta prévio, agora estão se materializando, comentou.

A guerra na Ucrânia, alertou Georgieva, se intensificou e está colocando pressão adicional nos preços das commodities e alimentos. As condições financeiras globais estão tendo um aperto maior do que se antecipava. Há ainda disrupções causadas pela pandemia que seguem afetando as cadeias globais de suprimento e pesando negativamente na atividade econômica.

continua após publicidade

A dirigente do FMI voltou a afirmar que a instituição vai reduzir a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial para este ano e 2023. No final do mês, o Fundo deve divulgar uma revisão de seu cenário econômico global. Riscos de piora do cenário vão persistir e podem se intensificar se a inflação continuar alta, necessitando de mais subidas de juros pelos bancos centrais, afirmou a diretora do FMI.

Nesse ambiente mais desafiador, Kristalina Georgieva pediu aos países do G20 que "façam tudo a seu alcance" para trazer a inflação para baixo. Em segundo lugar, a dirigente pediu que a política fiscal deve ajudar - "e não atrapalhar" - os esforços dos bancos centrais para controlar a inflação. "Com a desaceleração do crescimento, algumas pessoas precisarão de mais apoio, não menos."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FMI/Georgieva: G20 precisa enfrentar cenário "excepcionalmente incerto""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!