Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Fitch: perspectiva global de mineração é 'neutra' em 2026 em meio à demanda resiliente

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Fitch Ratings espera que a demanda global por metais chave, que se mostrou notavelmente resiliente em 2025, seja adequadamente apoiada por políticas fiscais frouxas nas maiores economias e investimentos contínuos na transição energética.

Além disso, um dólar mais fraco também apoia o desempenho das commodities, sustentando uma perspectiva "neutra" para o setor global de mineração em 2026, diz a Fitch em um novo relatório publicado nesta segunda-feira, 15.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Os equilíbrios de mercado de médio prazo irão, em última análise, determinar os preços dos metais. Os mercados de cobre e alumínio permanecem apertados, enquanto o minério de ferro e o zinco estão se movendo para o excesso de oferta. O rali nos metais preciosos é improvável de durar a longo prazo", acrescenta a agência de classificação de risco.

A Fitch espera que a demanda por cobre e alumínio aumente de 2,0% a 2,5% em 2026, impulsionando os preços, com os dois mercados permanecendo bastante equilibrados. Há sinais de recuperação na manufatura na Europa e nos EUA, enquanto os índices de gerentes de compras permanecem em níveis neutros. A demanda mais fraca por matérias-primas para fabricação de aço e carvão térmico na China será em grande parte compensada pelo consumo incremental em outras regiões. Já níquel e lítio permanecerão em excesso de oferta em 2026. Os metais preciosos - ouro e prata - continuam a se beneficiar das tensões geopolíticas e da demanda por investimentos, adiciona.

A agência relembra que a demanda global por energia - ligada à melhoria dos padrões de vida, eletrificação e aplicações tecnológicas que consomem muita energia - apoia uma demanda maior por materiais básicos e de bateria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline