Fitch: Fraqueza da demanda interna da China limitará crescimento a 4,1% em 2026
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Os dados econômicos da China apontam para uma forte demanda externa, equilibrada por uma demanda interna contida em 2026, diz a Fitch Ratings, acrescentando que essa tendências deve reduzir o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país para 4,1%, em comparação com 5,0% em 2025.
"Acreditamos que a demanda interna permanecerá limitada pela confiança do consumidor lenta, pressões deflacionárias e ventos contrários ao investimento que se expandiram além da correção do setor imobiliário e são amplificados pelo excesso de dívida dos governos locais", pontua a agência em relatório.
Assim, os esforços políticos para reacender o investimento e mudar para um maior consumo provavelmente se intensificarão, mas de forma incremental, proporcionando um suporte modesto à atividade econômica.
Embora o crescimento do PIB da China em 2025 tenha excedido a projeção anterior de 4,8% da Fitch, os dados subjacentes destacam o desafio de reviver a demanda interna. Várias medidas modestas foram anunciadas para impulsionar a demanda interna, que foi destacada como a principal prioridade econômica para 2026 na Conferência Central de Trabalho Econômico de dezembro, incluindo uma extensão do programa de troca e subsídios de taxa de juros em empréstimos pessoais.
A agência espera uma postura fiscal amplamente neutra, com um declínio modesto no déficit para 7,9% do PIB em 2026, de 8,4% no ano passado. No entanto, os gastos com infraestrutura do governo local desaceleraram acentuadamente no 4T25, sugerindo um déficit de 2025 menor do que a previsão.
Últimas em Economia
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline