Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
TRABALHO

Fim da jornada 6x1: proposta em destaque

a Constituição e a CLT determinam que a jornada de trabalho não pode ultrapassar oito horas diárias e 44 horas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Fim da jornada 6x1: proposta em destaque
AutorConsiderado por Érika Hilton "desumano", pois priva os trabalhadores de direitos como o tempo com a família - Foto: Foto por Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ideia de eliminar a rotina de trabalho de seis dias seguidos com um dia de descanso, conhecida como escala 6x1, ganhou grande repercussão nas mídias sociais nos dias recentes. A elevada participação política resultou no apoio político à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érika Hilton (PSol-SP) na Câmara dos Deputados.

Até sábado (9), 79 deputados haviam assinado a PEC, mas são necessárias 171 assinaturas para o projeto começar a tramitar. Para ser aprovado, o texto precisa de 308 votos em dois turnos de votação.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A pressão nas redes sociais atingiu até parlamentares que ainda não haviam se manifestado sobre a proposta, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

A proposta visa acabar com o modelo de trabalho 6x1, considerado por Érika Hilton "desumano", pois priva os trabalhadores de direitos como o tempo com a família, o autocuidado e a possibilidade de melhorar sua qualificação. "A escala 6x1 é uma prisão e incompatível com a dignidade do trabalhador", afirmou.

LEIA MAIS: Acidente: empresário de Apucarana recebe alta hospitalar após 43 dias

publicidade

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) originou-se do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), sob a liderança do vereador Rick Azevedo (PSol-RJ), tendo coletado mais de 1,3 milhão de assinaturas na internet.

Atualmente, a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho estipulam que a duração do trabalho não deve exceder oito horas diárias e 44 horas por semana, permitindo a compensação de horas através de acordos ou convenções coletivas.

Com informações SBT NEWS

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline