Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

FGV: Índice de Confiança da Indústria sobe 3,5 pontos em janeiro, a 96,1 pontos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu 3,5 pontos em janeiro em comparação a dezembro, para 96,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o ICI avançou 0,9 ponto, para 96,4 pontos.

O economista Stéfano Pacini, do FGV Ibre, afirma que o resultado do mês reflete uma recuperação moderada em relação ao pessimismo do final do ano passado. "Apesar desse resultado positivo, o ambiente macroeconômico ainda é complexo, a política monetária seguirá contracionista por um tempo e esse resultado apenas compensa parte da confiança perdida nos últimos meses de 2025", pondera. Por outro lado, acrescenta, o mercado de trabalho, o câmbio apreciado e uma inflação mais próxima da meta podem ser aliados do setor nos próximos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em relação aos componentes do índice, o Índice de Situação Atual (ISA) cresceu 4,1 pontos, atingindo 96,4 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,7 pontos, para 95,7 pontos. O indicador da produção prevista avançou 4,4 pontos, para 100,2 pontos, melhor resultado desde junho de 2022 (100,6 pontos).

Em contrapartida, o nível de estoques recuou 7,5 pontos, para 101,6 pontos. Quando este indicador está acima de 100 pontos, sinaliza que a indústria está operando com estoques excessivos.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI) subiu 1,3 ponto porcentual em janeiro, para 81,3%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações da sondagem foram coletadas entre 1º e 26 de janeiro de 2026, com a divulgação dos próximos resultados marcada para 25 de fevereiro de 2026.

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline