Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

FGV: Confiança da Construção sobe 2,8 pontos em janeiro, a 94 pontos, maior nível desde março

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Índice de Confiança da Construção (ICST) registrou alta de 2,8 pontos em janeiro, atingindo 94,0 pontos, o maior nível desde março de 2025. informou nesta terça-feira, 26, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O avanço ocorreu após queda de 1,2 ponto em dezembro.

"Perspectiva de mais investimentos na infraestrutura, de contratações recordes do Minha Casa Minha Vida, e as novas regras para o financiamento habitacional na média e alta renda, pode ter contribuído para a alta", aponta Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE. No entanto, ela pondera que problemas com a mão de obra permanecem e não devem dar trégua durante o ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os componentes do índice refletiram esse sentimento positivo: o Índice de Situação Atual (ISA-CST) avançou 2,4 pontos, para 93,4 pontos, maior nível desde março de 2025. Já o Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 3,0 pontos, atingindo 94,6 pontos. O indicador de situação atual dos negócios cresceu 1,2 ponto, chegando aos 92,1 pontos, e o indicador de demanda prevista nos próximos três meses subiu 5,1 pontos, totalizando 97,2 pontos.

Apesar da alta na confiança, o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) cedeu 1,1 ponto porcentual, atingindo 77,4%. Essa redução também foi observada nos componentes de Mão de Obra e de Máquinas e Equipamentos, que recuaram 1,4 e 0,6 ponto porcentual, respectivamente, para 78,4% e 73%.

A coleta de dados para a edição de janeiro foi realizada entre os dias 5 e 23 deste mês, envolvendo 720 empresas do setor. A próxima divulgação ocorrerá em 23 de fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline