Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Fed aprova 22 grandes bancos dos EUA em teste de estresse e vê resiliência a recessão severa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Os 22 maiores bancos dos Estados Unidos "têm capital suficiente para absorver mais de US$ 550 bilhões em perdas" e manter a capacidade de concessão de crédito mesmo diante de uma recessão severa, afirmou o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) nesta sexta-feira, 27.

Os resultados do teste de estresse de 2025, conduzido anualmente pelo banco central americano, confirmaram que todos os participantes foram aprovados e "mantêm índices de capital regulatório acima dos mínimos exigidos" ao longo de todo o cenário projetado. O cenário de recessão severa é hipotético e foi usado apenas como um exercício.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo o comunicado, o índice agregado de capital de melhor qualidade (CET1) caiu de 13,4% no fim de 2024 para um mínimo de 11,6% sob o cenário adverso, antes de se recuperar para 12,7% ao fim do horizonte de nove trimestres. O Fed destacou que essa queda de 1,8 ponto porcentual é menor do que a observada em anos anteriores, em parte por "perdas menores com empréstimos e aumento mais significativo da receita operacional líquida antes de provisões (PPNR)".

O teste de 2025 considerou uma recessão global severa, com desemprego nos EUA atingindo 10% e queda acumulada do PIB real de 7,8%. Ainda assim, nenhuma instituição foi reprovada.

Entre os participantes estavam bancos de grande porte como JPMorgan Chase, Citigroup, Bank of America, Wells Fargo, Goldman Sachs e Morgan Stanley. Também participaram instituições estrangeiras com operações relevantes nos EUA, como Barclays US, UBS Americas, Deutsche Bank USA, BMO e RBC USA. O Charles Schwab Corporation se destacou por manter o maior índice de capital no cenário adverso, com 32,7%.

publicidade

O Fed ressaltou que as projeções são hipotéticas e visam avaliar a resiliência do sistema financeiro, não sendo previsões de perdas reais. "As diferenças nos resultados entre os bancos refletem variações nas linhas de negócios, composição dos ativos e características de risco das carteiras", explicou a autoridade.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline