Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

FecomercioSP: varejo espera aumento de vendas no Natal, mas adota estratégias cautelosas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostra que as vendas de Natal serão maiores na capital paulista em 2025. Segundo o levantamento, 60,5% das empresas da cidade relataram aumento no faturamento de dezembro em relação ao mesmo período do ano passado, com alta média ponderada de 3%, mesmo com o cenário de juros considerados elevados e incertezas econômicas.

As expectativas seguem positivas, embora mais moderadas: 79% dos empresários esperam vendas maiores em 2025, porcentual ligeiramente inferior ao registrado no Natal do ano passado. Apesar disso, o planejamento foi marcado por cautela. A maioria das empresas reduziu contratações temporárias, conteve promoções, manteve preços e operou com estoques menores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo a sondagem, 76% dos negócios não contrataram trabalhadores temporários neste fim de ano e, entre os que contrataram, a maior parte manteve o mesmo volume de vagas de 2024. Em relação aos preços, 47% afirmaram que permaneceram estáveis, enquanto 45% relataram aumento. Ainda assim, 54% das empresas optaram por não fazer promoções, usando a manutenção dos preços como estratégia competitiva em um ambiente de inflação próxima ao teto da meta do Banco Central.

Os estoques também refletem o viés conservador: 59% das empresas disseram estar com níveis menores do que há um ano. Para a FecomercioSP, o quadro indica consumo aquecido, porém com margens pressionadas e maior cautela diante do curto prazo.

A entidade estima que o varejo paulista faturará 4% a mais em dezembro, alcançando R$ 149,7 bilhões - o maior valor mensal da série histórica, iniciada em 2008. Ainda assim, o crescimento representa desaceleração frente ao avanço de 7,3% registrado no Natal passado. Para 2025, a projeção é de alta de 5% nas vendas do varejo no Estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline