MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

FecomercioSP: Custo de vida na Grande São Paulo sobe 0,24% em maio ante abril e 6,01% em um ano

O custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) avançou 0,24% em maio ante abril e 6,01% em 12 meses, segundo os dados da pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), produzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Esta

Caroline Aragaki (via Agência Estado)

·
Escrito por Caroline Aragaki (via Agência Estado)
Publicado em 07.07.2025, 11:00:00 Editado em 07.07.2025, 11:08:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) avançou 0,24% em maio ante abril e 6,01% em 12 meses, segundo os dados da pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), produzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações do IBGE. Neste mês, a instituição destaca a inflação persistente na alimentação e o aumento nos remédios e na conta de luz.

continua após publicidade

A alta de 0,24% no custo de vida na Grande São Paulo em maio representa uma leve desaceleração na margem, considerando o avanço de 0,43% em abril de 2025, mas a FecomercioSP diz que não deve ser interpretada como um alívio, pois foi conduzida apenas pelo grupo de transportes, que recuou 0,64%.

"A alta nos itens essenciais, como alimentação, saúde e energia, são preocupantes para as famílias", diz a FecomercioSP, acrescentando que estima uma tendência de alta a partir de julho.

continua após publicidade

O grupo de alimentação e bebidas apresentou a maior variação desde dezembro de 2023, com alta acumulada de 9,04% nos últimos 12 meses. O impacto foi mais intenso para os lares de menor renda: na classe E, a inflação do grupo superou os 10%, enquanto nas classes B e A, as variações foram de 8,74% e 8,75%, respectivamente.

O grupo de saúde foi o segundo que mais pressionou a inflação no mês, com avanço de 0,87%. No acumulado do ano, a alta chega a 3,59%, e em 12 meses, a 6,02%.

O grupo de habitação, por sua vez, registrou aumento de 0,54%, incentivado pela mudança da bandeira tarifária (de verde para amarela). Por isso, a conta de energia elétrica aumentou 1,8% em maio.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "FecomercioSP: Custo de vida na Grande São Paulo sobe 0,24% em maio ante abril e 6,01% em um ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!