Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Fazenda reduz projeção do IPCA de 2025 de 4,8% para 4,6%

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Ministério da Fazenda diminuiu a sua projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2025, de 4,8% para 4,6% - ligeiramente acima do teto da meta, de 4,5%. Para 2026, a projeção passou de 3,6% para 3,5%, ainda maior do que o centro do alvo, de 3%.

As informações foram divulgadas no Boletim Macrofiscal, publicado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) nesta quinta-feira, 13.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A revisão na projeção para 2025 repercute os efeitos defasados do real mais apreciado nos preços e a inflação menor do que a esperada no atacado agropecuário e industrial, além do excesso na oferta de bens em escala mundial como reflexo de mudanças no comércio internacional, diz a SPE. "Nos últimos meses, a menor expectativa de inflação pode ser associada ainda à desaceleração no ritmo de crescimento econômico", afirma.

Segundo a secretaria, esse vetor também contribuiu para reduzir a estimativa para a inflação da média das cinco principais medidas de núcleos neste ano, de 4,9% para 4,7%.

Essas projeções consideram bandeira tarifária amarela para energia elétrica em dezembro. Caso a bandeira seja verde, crescem as chances de a inflação ser dentro do intervalo da meta ainda em 2025, pondera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já as estimativas para o IPCA 2026 e 18 meses à frente consideraram os efeitos inerciais e defasados da política monetária, além de definições de reajustes para alguns itens monitorados. "Para o horizonte relevante da política monetária, no segundo trimestre de 2027, a expectativa é de que a inflação recue para 3,2%. Em seguida, projeta-se inflação convergindo para a meta", diz.

A projeção da Fazenda para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025 diminuiu de 4,7% para 4,5%.

Para o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), caiu de 2,6% para 1,4%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline