MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fazenda: impacto das tarifas dos EUA tende a ser pouco significativo no crescimento de 2025

A Secretaria de Política Econômica (SPE) avaliou nesta sexta-feira (11) que o impacto do aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos para o Brasil de 10% para 50% tende a ser pouco significativo no crescimento de 2025, embora alguns setores da in

Giordanna Neves (via Agência Estado)

·
Escrito por Giordanna Neves (via Agência Estado)
Publicado em 11.07.2025, 10:04:00 Editado em 11.07.2025, 10:14:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Política Econômica (SPE) avaliou nesta sexta-feira (11) que o impacto do aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos para o Brasil de 10% para 50% tende a ser pouco significativo no crescimento de 2025, embora alguns setores da indústria de transformação possam ser especialmente prejudicados. A análise consta no Boletim Macrofiscal divulgado pela manhã, apesar desse cenário não ter sido incorporado nas projeções do documento.

continua após publicidade

Segundo a SPE, as exportações correspondem a cerca de 18% do PIB brasileiro, sendo que do total exportado, aproximadamente 12% vão para os EUA. No entanto, produtos básicos respondem por maior parcela dos itens exportados ao país, com destaque para óleos brutos de petróleo, ferro, aço, celulose, café, suco de laranja e carne bovina.

Esses produtos básicos, segundo a SPE, tendem a ser redirecionados com mais facilidade a outros países e regiões que bens manufaturados. A secretaria ponderou, por outro lado, que alguns itens manufaturados também têm participação relevante na pauta de exportação brasileira para os EUA, como aeronaves e máquinas para o setor de energia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fazenda: impacto das tarifas dos EUA tende a ser pouco significativo no crescimento de 2025"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!