MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Exportações que iriam para os EUA podem ser redirecionados, mas isso leva tempo, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 21, que as exportações brasileiras para os Estados Unidos eventualmente poderiam ser redirecionadas, mas uma restauração da cadeia levaria tempo. Além disso, ele argumentou que há produtos

Renan Monteiro e Daniel Tozzi (via Agência Estado)

·
Escrito por Renan Monteiro e Daniel Tozzi (via Agência Estado)
Publicado em 21.07.2025, 10:32:00 Editado em 21.07.2025, 10:44:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 21, que as exportações brasileiras para os Estados Unidos eventualmente poderiam ser redirecionadas, mas uma restauração da cadeia levaria tempo. Além disso, ele argumentou que há produtos vendidos sob demanda para o mercado americano, sendo difícil encontrar um comprador alternativo. "O Brasil não pode perder racionalidade na conversa com os EUA", declarou em entrevista à Rádio CBN.

continua após publicidade

O titular da Fazenda declarou ainda que o Executivo tem estudado diferentes cenários para fazer frente ao impacto da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros que entram nos Estados Unidos, patamar previsto para vigorar no prazo de dez dias. "Ninguém deseja que tarifas perdurem", disse Haddad, ao falar que a aposta do Brasil é na diplomacia e reforçar que o governo brasileiro segue em contato com os EUA nesta semana.

O governo tem buscando argumentar com base na lógica econômica, tendo em vista que o Brasil acumula com os Estados Unidos déficits comerciais tanto em bens quanto em serviços. "Os EUA têm renda per capita muito maior, não faz sentido estar incomodado com o Brasil", declarou Haddad.

continua após publicidade

Ele relatou ainda que está difícil para qualquer país "ter relação azeitada com os EUA" e refutou críticas sobre uma possível "falta de comunicação" com os EUA, da parte da brasileira. "Lula é um dos poucos líderes do mundo com portas abertas em todos os países", frisou Haddad.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Exportações que iriam para os EUA podem ser redirecionados, mas isso leva tempo, diz Haddad"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!