MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Eurasia: riscos para a aliança EU-EUA continuam, apesar dos acordos comerciais e da OTAN

Juntamente com o acordo na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de junho sobre uma meta de gastos de 5% do PIB até 2032, o acordo comercial entre os EUA e a União Europeia (UE) ajudará a abordar duas preocupações do presidente dos EU

Thais Porsch (via Agência Estado)

·
Escrito por Thais Porsch (via Agência Estado)
Publicado em 28.07.2025, 22:41:00 Editado em 28.07.2025, 22:50:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Juntamente com o acordo na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de junho sobre uma meta de gastos de 5% do PIB até 2032, o acordo comercial entre os EUA e a União Europeia (UE) ajudará a abordar duas preocupações do presidente dos EUA, Donald Trump, com a UE: que ela está se beneficiando da proteção de segurança americana sem contribuir adequadamente e que tem uma relação comercial mercantilista e desequilibrada com os EUA, diz a Eurasia em relatório publicado nesta segunda, 28.

continua após publicidade

"Embora as relações entre ambos estejam em uma posição melhor do que em fevereiro, inclusive em relação à Ucrânia, muitos riscos permanecem, inclusive na relação ao acordo-quadro anunciado ontem", aponta a consultoria.

Além disso, embora a Groenlândia tenha praticamente desaparecido dos comentários públicos da administração Trump, ela continua sendo um foco internamente e uma presença ampliada dos EUA é um objetivo real para muitos no círculo do presidente.

continua após publicidade

O maior risco é que as percepções europeias de uma relação mais estável com os EUA encorajem mais complacência, segundo a análise. Se as capitais europeias passarem a acreditar que os EUA agora representam menos um perigo claro e presente, isso pode alimentar a complacência e desacelerar o impulso por trás dos gastos com defesa e reformas de longo alcance, seja para o próximo orçamento de 2028-34 ou para os mercados de capitais, acrescenta a Eurasia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Eurasia: riscos para a aliança EU-EUA continuam, apesar dos acordos comerciais e da OTAN"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!