MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

EUA: acordo com UE prevê investimentos bilionários até 2028 e compromisso contra taxas digitais

O governo dos Estados Unidos anunciou que a União Europeia (UE) se comprometeu, no acordo comercial fechado neste domingo (27) com Washington, a "não adotar ou manter tarifas sobre transmissões eletrônicas". Segundo comunicado da Casa Branca, o pacto tamb

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 28.07.2025, 13:47:00 Editado em 28.07.2025, 16:19:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo dos Estados Unidos anunciou que a União Europeia (UE) se comprometeu, no acordo comercial fechado neste domingo (27) com Washington, a "não adotar ou manter tarifas sobre transmissões eletrônicas". Segundo comunicado da Casa Branca, o pacto também prevê investimentos com prazos definidos e compromissos bilionários em energia e indústria até 2028, o que marca uma mudança em relação a anúncios anteriores, que falavam apenas em aportes "nos próximos anos", sem datas específicas.

continua após publicidade

De acordo com o texto, a UE vai investir "US$ 600 bilhões nos Estados Unidos ao longo do mandato do presidente Trump" e "comprar US$ 750 bilhões em energia americana até 2028". A Casa Branca classifica o acerto como um "novo balanço fundamental da relação econômica entre as duas maiores economias do mundo" e afirma que o pacto "posiciona os EUA como o principal destino global para investimentos, inovação e manufatura avançada".

O acordo inclui ainda compromissos no setor digital. A União Europeia "confirma que não adotará nem manterá taxas de uso de rede" e que "serão mantidas tarifas zero sobre transmissões eletrônicas". O objetivo, segundo Washington, é enfrentar "barreiras digitais injustificadas" e garantir regras claras que favoreçam o comércio eletrônico entre os dois blocos.

continua após publicidade

Outros pontos do pacto preveem a eliminação de tarifas da UE sobre bens industriais americanos e a criação de cotas e reduções tarifárias em outros setores. "A nova abertura de mercado impulsionará o crescimento em toda a economia americana", diz o texto. A UE também aceitou pagar tarifa de 15% a Washington sobre automóveis, autopeças, farmacêuticos e semicondutores. Já para aço, alumínio e cobre, permanece a taxa de 50%.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "EUA: acordo com UE prevê investimentos bilionários até 2028 e compromisso contra taxas digitais"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!