Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Espanha bloqueia fusão legal dos bancos BBVA e Sabadell por até cinco anos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governo espanhol disse que aprovaria a oferta do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) para o Banco de Sabadell, de menor porte, com a condição de que eles não se fundam legalmente por até cinco anos.

O Ministério da Economia, Comércio e Negócios da Espanha informou nesta terça-feira, 24, que aprovará o acordo com a condição de que as entidades e seus ativos sejam mantidos legalmente separados por três anos e sejam administrados de forma independente.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A tomada de decisões precisará ser autônoma em áreas como financiamento e crédito, especialmente para pequenas e médias empresas, funções de recursos humanos, redes de agências e serviços bancários, bem como a atividade das fundações de ambos os bancos, afirmou o ministro da Economia espanhol, Carlos Cuerpo.

Depois de três anos, o gabinete determinará a eficácia da condição e decidirá se a estenderá por mais dois anos, acrescentou Cuerpo.

No início de maio do ano passado, o BBVA decidiu comprar o Sabadell, um credor catalão, para reforçar sua presença em seu mercado doméstico, e tornou-se hostil em sua busca pelo credor menor depois de encontrar oposição de sua administração, provocando uma reação política. O valor do acordo inicial de mais de US$ 12 bilhões flutuou, uma vez que o componente de ações da oferta está vinculado ao preço das ações de ambos os bancos.

publicidade

Embora as autoridades governamentais e os líderes sindicais tenham dito que o acordo prejudicaria a concorrência, o emprego e a inclusão financeira, a transação proposta foi aprovada pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelo órgão regulador da concorrência da Espanha.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline