Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Entidades defendem modernização do PAT e rejeitam controle direto de preços

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Entidades empresariais, sindicais e de defesa do consumidor divulgaram um manifesto em apoio à modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), prevista no Decreto nº 12.712, de novembro de 2025.

O documento é assinado por associações como Abras, ANR, Sebrae, Abipag, Proteste, além de centrais sindicais e entidades representativas de trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No texto, as signatárias defendem a preservação do "caráter social" do PAT e afirmam que a atualização das regras traz benefícios para trabalhadores, empresas e para a economia.

Segundo o manifesto, a modernização fortalece a segurança alimentar, contribui para a formalização do emprego e melhora a eficiência do programa.

"O sucesso da modernização do PAT depende da consolidação de um ambiente regulatório que estimule a concorrência, a eficiência e a inovação, sem recorrer a mecanismos de controle direto de preços", afirmam as entidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os principais pontos defendidos estão a redução de custos de intermediação, a ampliação da rede de aceitação dos benefícios, a interoperabilidade entre operadoras e a abertura dos arranjos fechados de vale alimentação e refeição. "Essas medidas permitem que o trabalhador utilize o benefício em qualquer estabelecimento, independentemente da bandeira do voucher."

Ao final, as entidades afirmam que o decreto está alinhado à legislação vigente, como a Lei do PAT e a CLT, e dizem estar dispostas a colaborar com o governo e a sociedade para garantir uma implementação bem-sucedida da modernização do programa.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline