Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Empresário paulistano fica pessimista em agosto, após 3 meses de otimismo, diz FecomercioSP

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) paulistano caiu 3% em agosto ante julho, para 99,8 pontos, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A leitura, inferior a 100 pontos, demonstra pessimismo no setor, após três meses seguidos de melhora no sentimento dos empresários.

A piora no desempenho do índice entre julho e agosto foi puxada pelo Índice de Expectativas do Empresário, um dos componentes do Icec, que recuou 4,1%, para 123,2 pontos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Entre os demais componentes, o Índice das Condições Atuais caiu 3,2%, para 73,9 pontos, completando 30 meses abaixo do limiar de 100 pontos, e o Índice de Investimento teve queda de 1,4%, para 102,3 pontos.

A FecomercioSP aponta que a piora nas expectativas reflete o nível elevado dos juros, assim como preocupações com o aumento de impostos e a ausência de cortes de gastos pelo governo.

"Apesar de o segundo semestre ser tradicionalmente o melhor período para vendas no setor, o cenário é de desconfiança e preocupação diante da desaceleração da atividade econômica", disse a FecomercioSP em nota.

publicidade

Os empresários também estão menos interessados em expandir os próprios negócios. O índice que mede essa intenção caiu 1,9% em agosto, para 105,7 pontos, depois de ter atingido em julho o maior nível desde janeiro.

"O indicador vinha se beneficiando de datas comemorativas, mas voltou a cair, influenciado principalmente pela diminuição da intenção de contratação", disse a FecomercioSP.

A Expectativa para Contratação de Funcionários (ECF) recuou 3,1%, para 114,7 pontos, enquanto o Índice de Nível de Investimento das Empresas (NIE) apresentou leve queda de 0,4% em agosto, marcando 96,7 pontos.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline