MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Em pregão instável, Ibovespa supera queda e ensaia recuperação

O Índice Bovespa tem uma sessão de instabilidade nesta quinta-feira, 14, sendo orientado por diversas referências ao longo do dia. O índice abriu em queda e chegou a recuar 0,80%, puxado principalmente por ações do segmento de commodities. No entanto, gan

Paula Dias (via Agência Estado)

·
Escrito por Paula Dias (via Agência Estado)
Publicado em 14.08.2025, 12:03:00 Editado em 14.08.2025, 12:10:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice Bovespa tem uma sessão de instabilidade nesta quinta-feira, 14, sendo orientado por diversas referências ao longo do dia. O índice abriu em queda e chegou a recuar 0,80%, puxado principalmente por ações do segmento de commodities. No entanto, ganhou fôlego e passou a subir, em um movimento iniciado pelas ações do segmento financeiro, que acabaram por contagiar os demais segmentos.

continua após publicidade

O dia começou com a alta de 0,3% do volume de serviços em junho, dado que ficou próximo do teto das estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast (0,4%, com mediana zero). O dado mostra que o setor de serviços continua forte, ao contrário do que mostrou o varejo ontem, com queda de 2,5%, muito maior que o esperado pelo mercado.

A grande surpresa da manhã veio do índice de preços ao produto (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que mede a inflação no atacado. Praticamente todas as medições do indicador vieram acima do esperado pelos analista, indicando que a inflação naquele país pode mostrar resistência.

continua após publicidade

De acordo com a ferramenta do CME Group, o mercado americano continua a mostrar consenso quanto ao início de um ciclo de afrouxamento monetário em setembro, mas as apostas em três cortes este ano perderam espaço.

No Brasil, permanece a cautela com o quadro fiscal, principalmente por conta dos novos desembolsos, desta vez para apoiar setores econômicos afetados pela sobretaxação americana. "A contabilização está dentro da regra, mas o temor do mercado é de que exceções acabem por virar regras. A política fiscal muito justa dificulta a política monetária que o Banco Central vem promovendo", afirma Kevin Oliveira, sócio e advisor da Blue3.

A melhora do índice foi gradual e teve início após as 10h30, observa Bruno Takeo, da Potenza Capital. De acordo com ele, a virada pode ter sido motivada por ingresso de recursos externos, o que explica a reação inicial das ações do setor financeiro e de prestação de serviços, que estão entre as mais líquidas no mercado. "Creio que os investidores globais estão confirmando que a situação nos EUA vai ficar mais difícil, agora que há repasse das tarifas nos produtos, e estão intensificando a realocação em outros ativos. O Brasil se beneficia por estar na cesta de emergentes, e não por mérito próprio", afirma.

Às 11h56, o Ibovespa marcava 137.331,69 pontos, em alta de 0,47%.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Em pregão instável, Ibovespa supera queda e ensaia recuperação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!