Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Durigan repete que governo vai zerar déficit em 2025 e atingir superávit em 2026

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta quarta-feira, 22, que o governo vai conseguir cumprir a meta fiscal deste ano, que prevê déficit primário zero, e "gostaria de fazer mais". Em um congresso no IDP, em Brasília, ele reforçou o compromisso de atingir superávit primário em 2026.

"A gente cumpriu a meta de zerar o déficit no ano passado, a meta vai ser mantida esse ano", disse Durigan. "A gente gostaria de fazer mais, mas não é a minha vontade, a vontade do ministro Fernando Haddad, que prevalece na democracia. E, no ano que vem, a gente projeta o primeiro superávit do País em muito mais de uma década." O governo federal, no entanto, apresentou superávit primário de R$ 59,7 bilhões em 2022.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A meta do ano que vem é de superávit primário de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB), com tolerância de 0,25 ponto para mais ou para menos, conforme as regras do novo arcabouço fiscal. Segundo Durigan, a equipe econômica tem buscado atingir o "melhor resultado fiscal da última década".

O secretário-executivo da Fazenda afirmou que o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser marcado pela menor inflação acumulada em quatro anos da Nova República, ecoando declarações que vêm sendo repetidas pelo ministro Haddad. E afirmou, também, que uma prioridade da equipe econômica é reduzir a desigualdade e a pobreza.

Durigan também citou iniciativas do governo na seara ambiental, como o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) e o EcoInvest, que serão lançados na COP30.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline