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Distribuidoras de energia só vão renovar se cumprirem todos os critérios fixados, diz Silveira

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O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou nesta terça-feira, 23, que as distribuidoras de energia só vão renovar o contrato se houver cumprimento de todos os créditos fixados sobre a qualidade do serviço e saúde financeira das empresas. Ele avaliou ainda que as distribuidoras ainda não estão preparadas para eventos climáticos extremos e devem buscar esse preparo.

Silveira pontuou novamente que a renovação dos contratos de concessão das distribuidoras de energia elétrica deve gerar investimentos ao País de mais de R$ 120 bilhões, considerando o intervalo até 2027.

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De 19 concessões previstas para prorrogação no atual ciclo, duas já foram oficializadas. Após receberem o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é o MME quem tem a palavra final sobre a renovação contratual.

"Estamos viabilizando o maior ciclo de investimentos na história da distribuição de energia elétrica do Brasil", declarou o ministro.

São 17 Diretrizes exigidas para a renovação. Veja quais:

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1. A satisfação do consumidor passa a ser indicador de avaliação da distribuidora.

2. Obrigatoriedade de melhorar o nível de qualidade entregue à população.

3. Obrigatoriedade de entregar o mesmo nível de qualidade para todos os bairros da concessão.

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4. Obrigatoriedade de metas para recomposição do serviço após a ocorrência de situações climáticas extremas.

5. Planos de investimento em base anual, aprovados por cada ciclo tarifário, e fiscalizados pela Aneel.

6. Comprovação anual da saúde financeira da empresa para fins de avaliar a capacidade de investimento e operação da rede.

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7. Investir no fortalecimento das redes em áreas rurais e destinadas à agricultura familiar.

8. Limitação do pagamento de dividendos aos acionistas em razão de descumprimento de obrigações de qualidade do serviço e do atendimento.

9. Critérios objetivos de descumprimento poderão levar à extinção do contrato de concessão.

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10. Melhoria dos canais de atendimento à população e criação de canal específico para os administradores públicos municipais e estaduais.

11. Fortalecer o conselho de consumidores, com participação da secretaria nacional do consumidor.

12. Condições igualitárias de capacitação técnica entre funcionários da empresa e terceirizados.

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13. Reorganizar os recursos de eficiência energética, com foco no combate à pobreza energética.

14. Obrigatoriedade de atender as regras de trabalho decente para seus funcionários.

15. Digitalizar os equipamentos da rede.

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16. Proteção dos dados dos consumidores, com sua utilização com prévio consentimento.

17. Regularizar a situação do compartilhamento de fios de energia elétrica e telecomunicações nas cidades brasileiras.

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