Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Dirigente do Fed defende resiliência da economia e cita riscos de alta da inflação nos EUA

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Cleveland, Beth Hammack, afirmou que a inflação ainda está "muito alta" e se movendo para cima, ao participar de evento do Clube Econômico de Pittsburgh nesta quinta-feira, 13. Diante do cenário, segundo ela, a política monetária precisa permanecer um pouco restritiva para reduzir as pressões inflacionárias. Na visão da dirigente, o BC americano está perto da taxa neutra.

"Tenho ouvido de contatos que a inflação está muito alta e caminhando na direção errada", disse ela. "Prevejo pressões de alta sobre a inflação no próximo ano", acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A dirigente prevê inflação acima da meta por mais dois ou três anos e defende que é preciso reduzi-la para manter a credibilidade do Fed.

Para o mercado de trabalho, no entanto, Hammack diz que o setor está afrouxando, mas ainda está em amplo equilíbrio. Para ela, o objetivo de pleno emprego é desafiado pela desaceleração do mercado de trabalho. "No momento, o mercado de trabalho parece equilibrado, mas há motivos para preocupação", alertou.

Hammack, que é membro suplente nas reuniões do Fed, avaliou que a economia americana está "notavelmente resiliente", mas ponderou que este é um momento "complicado" para a política monetária. "A independência do BC é importante para cumprir o duplo mandato. Questões políticas não devem guiar política monetária. Eu foco nos dados", defendeu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hammack disse que "não é óbvio" que a política monetária deva "fazer mais" agora e é provável que a taxa neutra esteja em tendência de alta. "Para manter uma política restritiva, é necessário conter as taxas", afirmou, ao citar que o desempenho econômico não parece estar sendo muito contido pela política do Fed.

Sobre o shutdown dos EUA, a presidente do Fed de Cleveland destacou que "dados anedóticos" foram importantes durante o período e, em relação à inteligência artificial (IA), ainda é cedo para dizer o que acontecerá com a tecnologia. "Só o tempo dirá se as avaliações das empresas de IA estão corretas", acrescentou.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline