Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

CPFL Energia anuncia que alcançou 100% em matriz renovável, antecipando meta de 2030

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Grupo CPFL Energia anunciou nesta quinta-feira, 28, em evento no Ministério de Minas e Energia (MME), que sua matriz de geração de energia passou a ser 100% renovável, antecipando compromissos assumidos em seu Plano ESG 2030. Esse resultado foi atingido com o encerramento das operações da usina Epasa, na Paraíba, que representava 4% da geração da empresa.

O movimento, segundo comunicado divulgado, marcou a saída definitiva da CPFL de ativos a combustíveis fósseis.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Ao antecipar em cinco anos a meta de alcançar 100% da geração renovável, reafirmamos a seriedade dos compromissos assumidos em nosso Plano ESG 2030 e demonstramos a capacidade de avançarmos além do previsto na jornada de sustentabilidade", disse Gustavo Estrella, presidente da CPFL Energia.

Conforme detalhado no evento, a CPFL passa a ter um portfólio de geração integralmente composto por hidrelétricas, eólicas, termoelétricas a biomassa e solares fotovoltaicas. Atualmente, a empresa possui 4.044 MW de capacidade instalada, sendo 60% em hidrelétricas, 35% em eólicas e 5% em biomassa e solar.

Também foi detalhado que a companhia mantém em desenvolvimento um pipeline superior a 4,4 GW de projetos 100% renováveis. Em relação às emissões de gases de efeito estufa, a empresa ressaltou que há comprometimento em manter a neutralidade de carbono a partir de 2025.

publicidade

"Com os menores níveis de intensidade de emissões do setor elétrico brasileiro, em 2024, a CPFL já havia reduzido em 59% as emissões de gases de efeito estufa em relação à linha de base de 2021", disse a empresa, em comunicado.

A companhia recebeu a creditação da iniciativa internacional SBTi (Science Based Targets initiative), que valida cientificamente as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

A Coordenadora-Geral de Planejamento de Transmissão do MME, Lorena Melo Perim, presente no evento, disse nesta quinta-feira que a Pasta espera que a antecipação da meta de 100% de renováveis seja "exemplo" para outras empresas. "E que também possamos suprir todas as necessidades, com acesso à energia e segurança. Virão outros desafios para que a empresa possa atender tudo o que é esperado", declarou.

publicidade

A atuação da CPFL está integrada à estratégia ESG da controladora State Grid. Segundo balanço informado, em 2024 a companhia investiu R$ 5,8 bilhões em seus negócios e prevê investir R$ 29,8 bilhões até 2029.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline