MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Correção: Princípio da separação de poderes foi respeitado, diz AGU sobre decisão de Moraes

Na matéria divulgada anteriormente, havia uma incorreção na retracna. Segue abaixo o texto correto.O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta quarta-feira, 16, que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, sobre

Pepita Ortega e Flávia Said (via Agência Estado)

·
Escrito por Pepita Ortega e Flávia Said (via Agência Estado)
Publicado em 16.07.2025, 20:15:00 Editado em 16.07.2025, 20:27:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na matéria divulgada anteriormente, havia uma incorreção na retracna. Segue abaixo o texto correto.

continua após publicidade

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta quarta-feira, 16, que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), é uma "vitória significativa para a Constituição". Com o despacho de Moraes, o "princípio da separação de poderes resultou respeitado, com atribuições e limites claramente definidos", avaliou Messias.

A indicação foi feita em nota, logo após Moraes retomar a validade do decreto do governo Luiz Inácio Lula da Silva sobre o IOF, suspendendo apenas o trecho que tributava as operações de risco sacado. Moraes argumentou que tais operações não apresentam dinâmica de operações de crédito.

continua após publicidade

Messias indicou que o governo "respeita o entendimento" de Moraes sobre o risco sacado, "por tratar-se de controvérsia nova, que efetivamente ainda suscita divergências". Como mostrou o Broadcast Político, nos bastidores, governistas já anteviam que tal parte do decreto poderia ser derrubada.

O AGU ainda ponderou que, apesar de a solução do STF para o tema ter ocorrido via uma decisão judicial, "ela não desconsiderou o produtivo diálogo estabelecido entre os Poderes". O STF realizou uma audiência de conciliação sobre o tema nesta terça, 15, mas não houve acordo, o que levou Moraes a decidir sobre o tema.

"Que a harmonia entre eles prevaleça", completou Messias ao finalizar a nota sobre a decisão de Moraes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Correção: Princípio da separação de poderes foi respeitado, diz AGU sobre decisão de Moraes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!