Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Coreia do Sul lança pacote tributário para atrair capital e estabilizar mercado cambial

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Coreia do Sul anunciou um pacote de incentivos tributários voltado a estimular investimentos domésticos e reduzir desequilíbrios estruturais de oferta e demanda no mercado de câmbio, em meio à recente fraqueza do won frente ao dólar. As medidas foram divulgadas pelo Ministério da Economia e Finanças da Coreia do Sul e buscam ampliar a oferta de divisas e mitigar a volatilidade cambial.

Segundo o comunicado, o governo criará incentivos temporários para que investidores pessoa física vendam ações no exterior, convertam os recursos em moeda local e reinvistam no mercado acionário doméstico por prazo mínimo, com isenção ou redução do imposto sobre ganho de capital. O benefício será escalonado conforme o momento do retorno do capital ao país, em uma tentativa de atrair fluxos já no início de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Outra frente envolve a introdução de contratos a termo de câmbio voltados a investidores individuais, hoje com opções limitadas de hedge. Quem mantiver ações no exterior e realizar proteção cambial por meio desses instrumentos poderá obter deduções adicionais no cálculo do imposto sobre ganho de capital. A expectativa do governo é que a medida reduza perdas com eventual valorização do won e, ao mesmo tempo, aumente a oferta imediata de dólares no mercado.

O pacote inclui ainda o aumento de 95% para 100% da parcela isenta de tributação sobre dividendos recebidos por empresas-mãe domésticas de subsidiárias no exterior, buscando incentivar a repatriação de lucros corporativos. De acordo com o ministério, uma realocação mesmo parcial do estoque de ações externas detidas por residentes já teria efeito relevante sobre a liquidez cambial.

As iniciativas se somam a sinais recentes de autoridades asiáticas contra movimentos excessivos de desvalorização cambial. A Coreia do Sul também tem reforçado o uso coordenado de instrumentos fiscais, financeiros e macroprudenciais para preservar a estabilidade do won, em linha com alertas do Banco da Coreia (BoK, em inglês) sobre o aumento da volatilidade nos mercados financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fontes informaram à Reuters que o Fundo Nacional de Pensões sul-coreano, o terceiro maior do mundo com US$ 927 bilhões em fundos, já começou "operações estratégicas de hedge cambial" nesta quarta-feira, o que teria sido responsável pela recente valorização do won. A estratégia, segundo uma das fontes, continuará "por um período significativo de tempo".

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline