Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Cook, do Fed, deixa em aberto decisão de juros em dezembro e destaca dependência de dados

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) Lisa Cook ponderou que manter as taxas de juros por muito tempo pode deteriorar o mercado de trabalho, mas que baixar os juros rápido demais aumenta o risco de desancorar expectativas de inflação, ao participar de evento da Brookings Institution nesta segunda-feira. Diante do cenário, ela reforçou que determina a política monetária a cada reunião e com dados de várias fontes, sendo cada reunião, incluindo a de dezembro, "uma reunião viva".

"Há muito o que antecipar para a reunião de dezembro, muito acontecerá até lá. A reunião de dezembro acontecerá em tempo real e considerando dados atualizados", afirmou ela, ao dizer que a política monetária não está em trajetória predeterminada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Cook avaliou que o BC americano está "na direção certa" para cumprir o duplo mandato, que prevê pleno emprego e estabilidade de preços, e fortaleceu o compromisso de atingir a inflação em 2%. "Estou preparada para agir se houver sinais de salto nos preços por tarifas ou se expectativas de inflação ficarem persistentemente elevadas", citou.

Do lado do emprego, a diretora disse que o relatório de empregos (payroll) não mostra um quadro preciso do arrefecimento do mercado de trabalho.

Cook disse que a paralisação do governo dos EUA pesará sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país, já que deve afetar múltiplas áreas da economia neste trimestre, mas que, apesar do shutdown, o PIB continuará com crescimento "moderado" graças à inteligência artificial (IA). Ela espera que a IA continue a ajudar crescimento nos próximos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, ela disse que a pausa do aperto quantitativo pelo Fed é consistente com condições de amplas reservas do balanço patrimonial.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline